quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Não treine todos os músculos todo dia

Esta semana uma codorna um frango veio com a pergunta clássica: "O que tu toma pra ficar desse tamanho?". Minha reação normal seria mandar o cara pro inferno, mas neste dia eu estava um pouco mais tranquilo e apenas respondi que treinava sério. Ele me disse que também treinava, mas que não crescia. Como eu já estava de saída, resolvi ouvi-lo:

- Eu treino todo dia, não vejo resultado.
- Todo dia como? Qual é a divisão do seu treino?
- Divisão? Eu treino tudo, todos os músculos, todo dia!

É inacreditável que um indivíduo, em pleno século XXI, com tanta informação disponível, ainda faz uma idiotice destas. Tentando tirar um bom proveito desta situação (aliás, esta tentativa é o cúmulo do otimismo) vou escrever um pouco sobre o assunto.

Pra começo de conversa, eu simplesmente não entendo como alguém consegue treinar sempre, todo dia, o mesmo músculo. Muito provavelmente não está treinando de verdade: o treino não é pesado, intenso ou volumoso o suficiente. Eu jamais consigo repetir um treino no dia seguinte, o músculo ainda não se recuperou, falta força e a dor é intensa.

Então, meus caros leitores (e desculpem-me aqueles que não são completos iniciantes por escrever sobre um assunto tão banal), é importante periodizar. Não treinar todo dia da mesma maneira. Separe o treino. Eu costumo treinar cada músculo somente 1 vez na semana. O treino tem que ser bem feito pra isto funcionar. No resto da semana, o músculo fica se recuperando e crescendo, afinal este é o objetivo. Eventualmente, acho interessante aumentar pra 2 vezes na semana (fazendo o que muitos chamam de treino ABC).

É claro amigos, como tudo neste esporte, isto não é uma regra. Se um dia você perceber que está estagnado, não tem jeito de fazer algum músculo crescer, talvez seja interessante treinar algum grupamento todos os dias durante 1 ou 2 semanas.

Em relação à periodização, não é simplesmente treinar 1 músculo por dia, que nem um louco. Faça a divisão de uma maneira coerente. Por exemplo, treinar bíceps na segunda e costas na terça é ridículo, por que o treino de bíceps atrapalharia o treino de costas. Uma divisão simples e muito utilizada:

Segunda - Costas/Bíceps
Terça - Peito/Tríceps
Quarta - Descanso
Quinta - Ombro/Trapézio
Sexta - Pernas/Panturrilha

Distribua os abdominais quando achar conveniente. Ainda, outra divisão bem comum:

Segunda - Peito/Ombro (deltóides)
Terça - Costa/Trapézio
Quarta - Bíceps/Tríceps
Quinta - Descanso
Sexta - Pernas

Os dias de descanso você organiza como achar melhor. Isto é básico e funciona, mas com o passar do tempo você faz ajustes, altera, de acordo com o que vai aprendendo.

Resumo da ópera, dei um esporro no frangote que veio me encher o saco e mandei o cara estudar. Vamos ver se ele melhora, acho que tá se recuperando da mijada ainda, porque não apareceu na academia novamente.

5 comentários:

  1. Dae brother,eu uso essa divisão de treino que você mencionou, foi a que mais surtiu resultados no meu corpo:
    Segunda - Peito/Ombro (deltóides)
    Terça - Costa/Trapézio
    Quarta - Bíceps/Tríceps
    Quinta - Descanso
    Sexta - Pernas

    Porém... Faço pernas na quarta e bíceps e tríceps na quinta, pois no dia seguinte de costas ainda sinto um pouco do bíceps.
    Abraço, blog muito bacana.

    ResponderExcluir
  2. Bacana cara, atualmente eu tenho treinado Costa/Trapézio segunda, Peito/Ombro terça, tríceps/bíceps quarta e perna no sábado (sábado só pra perna é violento... hehe).

    Mas quando eu posso ir mais na academia, gosto de separar o treino de ombro também.

    To retomando o blog cara, valeu por acompanhar. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. será que treinar um musculo por dia é bom? ouvi muitos comentários mas não sei direito ainda. ajuda ai cara!

    ResponderExcluir
  4. Olhe amigo, eu acho que ñ devemos achar idiotice o que um cara mencionou pra vc que treinava tudo todos os dias.
    pq já foi comprovado que existe esse treino chamado fullbody.
    E há resultados sobre o treino.
    agora temos que ressaltar que temos que avaliar o volume e intensidade do treino para ñ provocar um overtraining.
    estude primeiramente antes criticar um método de treino.

    ResponderExcluir
  5. E pra resumir a "estoria" vc mandou ele estudar???? kkkkk

    ResponderExcluir